sábado, abril 26, 2008

XIII CONGRESSO ABRACOR





3ª. CHAMADA PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS: acréscimo aos eixos temáticos

A fim de atender aos associados que solicitaram a inclusão do tema da preservação documental – incluindo os acervos bibliográficos e arquivísticos – como um dos eixos temáticos do XIII Congresso, reorganizamos a grade com a programação. Dessa forma, o prazo para entrega dos resumos das comunicações do congresso foi adiado para o dia 12 de maio próximo, e o tema em questão será contemplado com mesa-redonda e apresentação de comunicações.

LOCAL: Porto Alegre/RS, Brasil
DATA: de 08 a 12 de setembro de 2008
NOVO PRAZO para apresentação de resumos: 12 de maio de 2008

TEMA CENTRAL: A ética e a responsabilidade social.

Os eixos temáticos do congresso dizem respeito aos objetivos do mesmo. Apontam para linhas de trabalho a serem privilegiadas, ou seja, para temas e sub-temas a serem desenvolvidos. Têm a finalidade prática de nortear a apresentação das comunicações. Entretanto, as apresentações poderão contemplar temas técnicos mesmo que abordem questões relacionadas à ética e/ou a responsabilidade social de forma tangencial.

Eixos temáticos:

1. Ética e Responsabilidade Social: elaborações teóricas a respeito dos conceitos de ética e/ou responsabilidade social, relacionados ao campo da conservação e restauração de bens culturais; análise de códigos de ética e propostas de modificação dos vigentes; estudos de caso, incluindo questões relacionadas aos critérios éticos que nortearam uma determinada ação.

2. Arquitetura: preservação de conjuntos urbanos e seus entornos, sobretudo quando incluídas ações de responsabilidade social; conservação e restauração de bens imóveis levando em consideração a sustentabilidade do meio ambiente; técnicas atuais de preservação das edificações de madeira e terra, além de outras típicas da tradição cultural local e regional; estudos de caso, incluindo questões relacionadas aos critérios éticos que nortearam uma determinada ação.

3. Ciência da conservação: análise de materiais e desenvolvimento de pesquisas sobre métodos de trabalho e técnicas utilizadas na conservação e restauração de bens culturais; estudos de caso, incluindo questões relacionadas aos critérios éticos que nortearam uma determinada ação.

4. Segurança: políticas institucionais: combate ao tráfico ilícito de bens culturais; biossegurança e segurança do trabalho; estudos de caso.

5. Reconhecimento da profissão: conceitos relativos à profissão de conservador e restaurador e aos profissionais nela envolvidos; responsabilidades e atividades típicas da profissão; qualificação necessária ao exercício da profissão; análise de experiências de outros países; estudos de caso.

6. Pintura de cavalete e escultura policromada: contemplar as permanentes reflexões sobre a ética e responsabilidade em relações as ações de conservação e restauração destes bens culturais; critérios de intervenções; estudos de casos; estudos das técnicas e materiais, relato de experiências de outros países.

7. Arqueologia subaquática e terrestre: pesquisas focalizando a preservação de achados arqueológicos e os padrões éticos indispensáveis ao exercício da atividade; estudos de caso.

8. Documentos de bibliotecas e arquivos: A preservação em bibliotecas e arquivos; políticas públicas, critérios de intervenção, estudos de caso, preservação digital, sistema de monitoramento e controle climático, entre outros. Aspectos éticos e de responsabilidade social na seleção para preservação. Conservação preventiva e restauração de documentos de bibliotecas e arquivos em base papel e demais suportes. Temas transversais relacionados à preservação ambiental como, por exemplo, aqueles que abordam os sistemas passivos de climatização com baixo consumo energético serão bem-vindos.

9. Formação Profissional: requisitos indispensáveis ao exercício da profissão de conservador e restaurador; formação e capacitação de profissionais de níveis diferenciados, do pós-graduado ao artífice, essenciais ao desenvolvimento de atividades na área; identificação do conjunto de conhecimentos e de bibliografia necessários à formação do profissional de conservação e restauração; identificação e análise da literatura existente na área; proposta de currículos mínimos nos vários patamares da formação/capacitação profissional; estudos de caso.

Os temas e sub-temas acima não têm caráter restritivo, mas sim norteador, podendo, portanto, ser apresentado trabalho que verse sobre pesquisa, ou estudo de caso, que embora não mencionado acima tenha relação ao tema geral do congresso: a ética e a responsabilidade social – mesmo que de forma tangencial.


CALENDÁRIO A SER OBSERVADO:

Recebimento dos resumos: 12 de maio 2008
Pré-seleção dos resumos: 12 maio a 9 junho 2008
Comunicação aos selecionados e não selecionados: 9 a 13 de junho 2008
Recebimento dos trabalhos finais: 7 de julho 2008


Em caso de dúvidas, contatar a empresa organizadora, através do telefone (51) 3231 0311 (Angelita Schuch) ou e-mail: atendimento@specialitaeventos.com.br

Nenhum comentário: