segunda-feira, fevereiro 08, 2010

UM MUSEU PRECISA DE AJUDA 4



Abaixo carta encaminhada ao jornal DM
"Prezado Editor,

Venho por meio deste parabenizar a jornalista Aline Mil e a este jornal, pela coragem de escrever a matéria "OBRA DEMORADA É MOTIVO DE PROTESTO - Artistas e produtores reclamam de descuido com o prédio do Museu de Arte de Goiânia - SECULT desmente denúncia.". Bem elaborada, diz que a SECULT desmente a denúcia, porém as imagens falam mais do que as palavras escritas, basta observar o limo verde que desce das paredes externas, e no interno, o pátio cheio de lixo e limo, deixando claro que a Secretaria, representada pelo chefe de gabinete, mente.

Todavia é preciso fazer algumas correções, o protesto partiu do blog http://amigosdemuseu.blogspot.com/ e não da Associação de Amigos do Museu - AAMAG, que atualmente tem em sua diretoria, servidores da SECULT,portanto comprometidos com a atual política de descaso e abandono do MAG. E se for do interesse, o blog está atualizado com imagens externas e internas da situação, mostrando inclusive a reserva técnica, cheia de entulho, com focos de mosquito da dengue e o acervo sem proteção alguma, ao contrário do que afirma o chefe de gabinete, dizendo que o acervo foi retirado, não foi, está lá meio meio da água e do lixo.

Abaixo os links para as imagens, as fotos foram feitas no dia 07, de cima da laje e pelos buracos abertos.

http://amigosdemuseu.blogspot.com/2010/02/um-museu-que-precisa-de-ajuda-3.html
http://amigosdemuseu.blogspot.com/2010/02/um-museu-que-precisa-de-ajuda-2.html
http://amigosdemuseu.blogspot.com/2010/02/um-museu-que-precisa-de-ajuda-1.html

E como sugestão de pauta ao DM, verificar o contrato da empresa e a licitação da obra, verificar se existe registro no CREA e quem sabe, solicitar uma consultoria ao próprio CREA sobre as atuais condições da edificação, assim como verificar junto a empresa por que obra que deveria durar no máximo 120 dias se arrasta e quem irá pagar os prejuízos causados a um imóvel público por obra executada sem planejamento.

A campanha de mobilização em defesa do MAG no blog prosseguirá até que os responsáveis sejam RESPONSABILIZADOS, e resolvam o problema. O MAG é o único museu municipal e Goiânia é signatária junto ao MINC do Plano Nacional de Cultura, portanto não deveria andar na contra-mão da história."

Quem desejar escrever ao jornal : fale@dm.com.br e dmrevista@dm.com.br

2 comentários:

Deolinda disse...

De: Nadir Vilela [mailto:nadirvilela@cerradobrasil.com]
Enviada em: segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010 13:32
Para: Deolinda Taveira
Assunto: Re: O MAG VISTO POR DENTRO, CAOS, DESTRUIÇÃO, IRRESPONSABILIDADE!

Oi Deo,
Que pena ver isso acontecer. Isso é um desastre total. A cada chuva uma tragedia. Parece até que as chuvas chegam de surpresa. Que não temos longos periodos de seca, propicios para trocas de telhado.
A cada ves que temos uma crise penso que não tem jeito de piorar, mas sempre tem jeito de ficar ainda pior. Inacreditavel.
Ontem vi que você chamou pelo MSN mas dai vc já não estava no ar.
Espero que as coisas estejam melhores com os outros museus.
Bjo,
MR

Deolinda disse...

De: Colagem João [mailto:joaocolagem@hotmail.com]
Enviada em: domingo, 7 de fevereiro de 2010 21:32
Para: jaksonperdigao@gmail.com
Assunto: FW: MUSEU DE ARTE DE GOIANIA VISTO POR DENTRO, CAOS, DESTRUIÇÃO, IRRESPONSABILIDADE!


Meus queridos amigos da rede de comunicação do Estado de Goiás e aprecidores da cultura goiana.

Tenho aconpanhado a distancia, a luta em defesa do acervo das obras de arte do Museu de Arte de Goiânia- MAG
E uma pena porque os orgão competentes municipais não tem dado a mínima. Acho que será uma perda muito grande de uma das maiores indetidades visuais e historicas de nossa cidade e Estado.

Já que lá dentro da quele Museu existem quase 20 obras de minha autoria, que foram doadas gratuitamente, é fico muito comovido e tirste não somente com a perda de minhas obras. Mas sim de obras de Siron Franco, Poteiro, Maria Guilhermina, Ana Maria Pacheco e outros grandes artistas locais e internacionais.

Queria pedir a todos vocês nós ajudasem com uma máteria ou enviando para os amigos ou até quem sabe fazer um cometario no Blog do Amigos do Museu.

Nada melhor do que defender uma situação do que omitir um crime contra um patrimonio da humanidade!

Um super abraço para todos,

João Colagem

*************************************