quinta-feira, janeiro 26, 2006

AMIGOS, O QUE SOMOS?

Maria Geralda de Almeida do IESA/UFG, atendendo ao convite para participar do grupo de discussão http://br.groups.yahoo.com/group/amigosdosmuseus enviou uma mensagem bastante interessante e proponho à todos(as), que acessam ao blog http://amigosdemuseu.blogspot.com/ , um amplo debate a respeito.
Debate este estendido às Associações de Amigos de todo o Brasil, bem como à FAMBR – Federação de Amigos de Museus Brasil, Federação Mundial de Amigos de Museus, Revista Museu, Instituto Latino Americano de Museus, IPHAN – DEMU e demais interessados.

O grupo de discussão http://br.groups.yahoo.com/group/amigosdosmuseus destina-se inicialmente a discutir a participação da sociedade organizada na elaboração de políticas públicas para cultura. E ainda que através desse grupo possamos dar continuidade a proposta do blog Amigos dos Museus http://amigosdemuseu.blogspot.com/ .

A participação das associações de amigos de museus, arquivos, bibliotecas, centros culturais na vida destas instituições, bem como, a relação entre os mantenedores e a Associação, entre Poder Público e Associações é a discussão inicial.

Maria Geralda escreveu:“Aproveito sua mensagem para animar o debate destes amigos, pergunto:Existem varias associações de amigos de museus em Goiânia?Como poderemos avaliar as contribuições efetivas delas nas instituições culturais? Qual o espaço que as políticas públicas "oferecem" para "ouvirem" a sociedade organizada?Como transformar as discussões na internet em praticas efetivas dos amigos dos museus?Como as associações de amigos vêem, criticamente os museus, as exposições dos museus e as políticas da AGEPEL com relação aos museus goianos?Existe, uma valorização, por parte do goiano do seu patrimônio museológico?Qual é o índice de visitação dos museus goianos?Você pode passar estas indagações para os demais amigos de museus.Maria Geralda de Almeida - galmeida@iesa.ufg.br"

E então? Além dos limites de Goiás? Como a coisa acontece?

Em Goiás várias associações de amigos atuam, como a AAMAG e a AAMISGO. E ambas atuam no vácuo deixado pela ausência de políticas públicas para área. Ou seja, efetuam a captação de recursos para equipar os espaços, atendimento ao público, preservação dos acervos.

Entretanto, não existe espaço de interlocução verdadeiro entre o gestor público e a sociedade organizada. E talvez até por que, os amigos, são também funcionários das instituições, cansados de trabalhar em péssimas condições ou os apaixonados pelos museus, artes, literatura, cinema, e etc que no intuito de garantir a sobrevivência das instituições se “ocultam” na sombra, evitando assim incomodar os gestores públicos.

Transformar as discussões na internet em práticas efetivas dos amigos é uma pergunta sem respostas. Ainda. Por quê? Por que a questão é maior que só os museus, trata-se de políticas públicas para CULTURA! Trata-se da participação da sociedade na discussão e elaboração dessas políticas. E como a sociedade irá participar se o gestor público só tem olhos para si mesmo?

Não creio que as Associações que atuam em Goiás possuam elaboração para o exercício da crítica a atuação das instituições. Inicialmente, talvez, por que ao se adaptarem ao papel de “captador de recursos” para projetos e a compra de café, papel higiênico, acabam por ocupar o espaço do mantenedor – poder público – e deixam de perceber o que representam de fato e de direito. A sociedade organizada.

O goiano valoriza o seu patrimônio museológico e cultural. Os gestores públicos nem tanto. Museus são depósitos de materiais e de pessoas. E ganha uma cocada quem apresentar um museu com orçamento próprio em Goiás!

E então? Além da província goianiense e goiana? Como os amigos atuam?


Deolinda Conceição Taveira Moreira
É Conservadora Restauradora de Bens Culturais e especialista em Gestão do Patrimônio Cultural Integrado ao Planejamento Urbano, sócia fundadora da AAMAG – Associação de Amigos do MAG, do Conselho Diretor, participa do Fórum Permanente de Cultura de Goiânia. E atualmente, cumprindo pena, condenada por gestor público municipal à contemplar o tempo, o céu, a poeira e a decadência do Grande Hotel, edificação patrimônio nacional Art Decó, na cidade de Goiânia.

LINKS
Para o BLOG
http://amigosdemuseu.blogspot.com/ e.mail: culturagoiania@terra.com.br

Para entrar no grupo de discussão
amigosdosmuseus-subscribe@yahoogrupos.com.br

Para conhecer a Federação Mundial
www.museumsfriends.org E.mail: wffmgese@prodigy.net.mx

Para conhecer a Revista Museu
http://www.revistamuseu.com.br/default.asp E.mail:publico@revistamuseu.com.br

Para conhecer o ILAM
http://ilam.org/ E.mail: ilam@ilam.org




Nenhum comentário: