quinta-feira, dezembro 07, 2006

CASARÃO NO PELOURINHO INCENDIADO

INCÊNDIO NO PELOURINHO SE ALASTRA E ATINGE OUTRO IMÓVEL

Da Rede Bahia e do Jornal Nacional

Área foi evacuada pelo Corpo de Bombeiros
Equipes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar estão encontrando dificuldade para controlar o incêndio na Rua Santa Isabel, no Pelourinho, em Salvador, já que as labaredas estão muito altas.

O fogo, que começou no início da noite desta quarta-feira (6), está se alastrando e já atingiu um outro imóvel: o Bar Mestiço. O incêndio começou em um casarão que reúne, no primeiro andar, a sede da Associação da Eterna Juventude e, no térreo, o Bar Epiderme Negra.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, as chamas são muito grandes. A área foi evacuada.

Na instituição para idosos onde começou o fogo, havia muito material plástico usado na confecção de fantasias para o carnaval.

O vento forte espalhou as chamas rapidamente e, segundo uma tenente dos bombeiros, alguns hidrantes estão sem água. Ainda não há informações de feridos.

Veja o vídeo do Jornal Nacional
http://gmc.globo.com/GMC/1,,2465-p-M597171,00.html

O incêndio no Pelourinho é apenas mais um ocasionado pela ausência de política de prevenção à sinistros em patrimônio histórico. Só para lembrar a igreja de Mariana - MG, a de Pirenópolis - GO e nem por isso, algumas regras básicas de prevenção foram adotadas.

Dá para imaginar a possibilidade de usar um prédio tombado com patrimônio histórico nacional, como deposito de material inflamável? É um bom método de tombamento - literalmente.

Há alguns anos no MAG houve um incêndio em uma minúscula sala ao lado do Lab. de Restauração. Além do risco de explosão se o fogo tivesse avançado para o armário de solventes da sala de restauro, tudo começou por que nessa sala, um competente administrador guardava tudo que sobrava no prédio, e também tintas e solventes, além de espuma usada para prática de esportes.

O resultado não podia ser outro, um curto circuito e o fogo começou.Sorte do MAG a eficiência dos bombeiros.

É necessário mudar essa mentalidade que Deus ajuda e nada vai acontecer do brasileiro. Não podemos esquecer que Deus não trabalha no Corpo de Bombeiros e só ajuda a quem trabalha com prevenção. Um programa nacional de prevenção a sinistros está passando de hora de ser implementado. Visando fundamentalmente a mudança de mentalidade, através da educação para pensar no presente como uma garantia para o futuro.

Nenhum comentário: