quinta-feira, julho 29, 2010

Pedro e seu cavalo 3

Pedro na praça

Botando os pingos nos is: após tanta coisa escrita sobre o melhor lugar para a colocação da estátua equestre de Pedro Ludovico algumas coisas precisam ficar bem definidas e claras. Embora a família de Pedro tenha opinião bem definida sobre a localização da estátua, ela reconhece que não tem nenhuma autoridade sobre esse assunto, pois isso cabe às pessoas que estão no governo.

A opinião da família está inquestionavelmente exposta em uma carta assinada pela maioria dos filhos do homenageado e alguns netos, que foi entregue no protocolo do Palácio das Esmeraldas, para o governador Alcides Rodrigues.

Nesta carta, a família pede que a obra de arte seja instalada na Praça que leva seu nome, na antiga Praça Cívica, hoje Praça Pedro Ludovico Teixeira. Após muitas reuniões, consultas, telefonemas, cartas publicadas de diversas pessoas, algumas coisas saltam aos olhos.

A primeira e mais importante é que não se fez um projeto de adequação da estátua que fosse discutido amplamente; houve sim, um projeto de uma rampa que seria colocada no Serrinha, que, após, exposto à opinião pública não teve o apoio popular. Há até uma lei municipal que interpreta a vontade da maioria dizendo que a estátua seja instalada na Praça Pedro Ludovico (rua 82 não é a Praça Pedro Ludovico) e ainda assim continua faltando um projeto.

A Praça Pedro Ludovico tem diversos pontos tombados pelos três níveis de governo, o que não impede que alguma modificação seja feita, desde que adequadamente apresentada e negociada através de proposta às autoridades municipais, estaduais e federais, para que se faça o projeto definitivo de alguns deslocamentos e retiradas de coisas que nunca pertenceram à Praça.

Entre essas estão os postes de cimento gigantescos que servem de mastros para as bandeiras e para iluminação, retornando a iluminação original em pequenos postes de luz, estilo art déco. E, eventualmente, a retirada do prédio "provisório" da Prefeitura, hoje a destoante Secretaria de Finanças, para ali fazer o Memorial de Goiânia e dos Pioneiros.

UBIRATAN ESTIVALLET TEIXEIRA

MARIA DULCE LOYOLA TEIXEIRA

Goiânia - GO

Nenhum comentário: