sexta-feira, setembro 30, 2005

DEPARTAMENTO DE MUSEUS DO IPHAN

BOLETIM ELETRÔNICO Nº 68, ANO II - 29/09/2005

EDITAL MODERNIZAÇÃO DE MUSEUS 2005/2006

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e o Ministério da Cultura, por meio do Departamento de Museus e Centros Culturais, acabam de lançar o Edital de Modernização de Museus 2005/2006. A proposta do DEMU é montar um banco de seleção com os projetos enviados, que serão aprovados entre 2005 e 2006.
O Departamento receberá os projetos até o dia 3 de novembro de 2005, visando o apoio à aquisição de acervos, equipamentos e material permanente para museus.
Qualquer instituição museológica, pública ou privada, desde que não vinculada à estrutura do Ministério da Cultura, poderá participar da seleção. O apoio será de até R$ 100 mil por projeto, excluindo a contrapartida. A proposta deverá ser enviada aos cuidados do Departamento de Museus e Centros Culturais/Iphan.
O edital pode ser consultado na página do Iphan:
http://www.iphan.gov.br/. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (61) 3414.6167 ou demu@iphan.gov.br.

DEMU RECEBE DEMANDAS PARA OFICINAS/2006

O Departamento de Museus e Centros Culturais - DEMU estará recebendo, até 31 de outubro, a demanda das secretarias e fundações culturais para a realização de oficinas de capacitação em museologia a partir de 2006. Essa ação faz parte do Programa de Formação e Capacitação em Museologia que o DEMU realiza em parceria com os estados.O DEMU ficará encarregado da divulgação em nível nacional e da concessão das passagens aéreas, diárias e pró-labore (conforme o caso) para os ministrantes. Caberá às secretarias e fundações culturais fornecer a infra-estrutura para a realização das oficinas, bem como a divulgação local.
As demandas deverão ser enviadas para o e-mail
demu@iphan.gov.br, informando: a) as oficinas que pretendem realizar, conforme os temas abaixo; b) as datas quando serão realizadas; e c) telefone ou e-mail para contato.
Cada uma das oficinas têm duração de 3 três dias, totalizando 24 horas/aula. Será dada prioridade aos estados que dispõem de Sistemas Museus ou cuja implantação esteja em andamento. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (61) 3414.6167 ou 3414.6218.

1. MUSEU, MEMÓRIA E CIDADANIA
conceito de Museu e Museologia. Museus: do templo ao fórum. A trajetória dos museus no Brasil: do século XVII ao XX. Os museus no mundo contemporâneo. A museodiversidade e a imaginação museal. Museus: lugares de memória, de esquecimento, de poder e resistência. Museu, desenvolvimento e cidadania: a dimensão sociocultural, política e econômica dos museus. A Política Nacional de Museus.

2. PLANO MUSEOLÓGICO: IMPLANTAÇÃO, GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DOS MUSEUS.
Conceitos de museu e museologia. Conceitos de projeto, programa e plano museológico. O plano como trabalho coletivo: importância, vantagens e limites. Metodologia para elaboração e implantação do plano museológico. Identificação da missão institucional: finalidades, valores, metas e funções. Identificação de públicos e parceiros. Critérios para avaliação do plano museológico. O diálogo entre o plano museológico e a Política Nacional de Museus. Legislação e documentos institucionais: ata de fundação, decreto de criação, estatuto e regimento interno. Códigos de ética do Conselho Internacional de Museus e do Conselho Federal de Museologia.

3. ELABORAÇÃO DE PROJETOS E FOMENTO PARA A ÁREA MUSEOLÓGICA
Museu: dinâmica conceitual. Definição de museus adotada pela Política Nacional de Museus. Funções dos museus: preservação, investigação e comunicação. Projeto e fomento: conceitos básicos. O passo a passo para a elaboração de projetos. A importância do planejamento e da metodologia. A política de editais: exemplos práticos. Fontes de financiamento e captação de recursos. O papel das Associações de Amigos e de Apoio aos Museus.

4. AÇÃO EDUCATIVA EM MUSEUS
Teoria e prática da ação educativa em museus. Museus, educação e patrimônio: desafios contemporâneos. Antecedentes históricos da relação entre educação e museu. Ações educativas nos museus e correntes pedagógicas. Programas museus e escolas, museus e professores, museus e comunidades. Os museus e o ensino das artes, dos ofícios e das ciências. Museu, educação e cidadania: o compromisso social.

5. CONSERVAÇÃO DE ACERVOS
Os museus e suas funções. Conceitos de preservação, conservação e restauração. Breve histórico da preservação de bens culturais. Fatores de degradação: ação humana, condições ambientais, ataques biológicos e reações químicas. Documentação e conservação preventiva: elaboração de diagnóstico e plano de conservação. Procedimentos técnicos e rotinas de acondicionamento, manuseio, embalagem e transporte. Política de conservação de acervos.

6. GESTÃO E DOCUMENTAÇÃO DE ACERVOS.
Museu, Museologia e Museografia. A importância da documentação museográfica. Documentação e pesquisa nos museus. Processamento técnico, preservação e gestão da informação. A construção de bases de dados. Sistemas informatizados disponíveis no Brasil para tratamento de informações. Inventário e catalogação. A construção de redes de informação. Política de documentação: da aquisição ao descarte.

7. TREINAMENTO DE EQUIPES ADMINISTRATIVAS E DE APOIO
Museu: dinâmica do conceito. Diferentes tipologias de museus. Definição de museus adotada pela Política Nacional de Museus. Funções básicas dos museus: preservação, investigação e comunicação. Organogramas e funcionamento. O papel das equipes administrativas e de apoio. A imagem do museu e suas equipes. O caráter público dos museus. Serviços, usuários, beneficiários e bom atendimento. Cuidados básicos com os bens culturais. A importância do público e do trabalho comunitário. Qualidade do museu e qualidade dos serviços. Política de qualificação profissional.

8. EXPOGRAFIA
Conceitos de museu, museologia e museografia. O que é expografia. Exposição e comunicação museal. Tipologias de exposição. Exposições de curta, média e longa duração. A linguagem das exposições nos museus. Elementos e recursos expográficos: espaço, suportes, forma, cor, som, luz, texturas, imagens, textos e outros. Técnicas e materiais apropriados para exposição. O discurso expográfico. Exposição e conservação. As exposições e seus diferentes públicos. Diferentes processos de documentação e divulgação da exposição. Pesquisa e avaliação: usuários e beneficiários, resultados alcançados e impacto social das exposições.

9. ARQUITETURA EM MUSEUS
Conceitos de arquitetura e de museu. Arquitetura e conservação de acervos. A relação entre as funções dos museus (preservação, investigação e comunicação) e a arquitetura. Edifícios adaptados e edifícios construídos especialmente para museus – exemplos. A relação entre as funções dos museus e a preservação dos edifícios históricos que os abrigam. Parâmetros básicos para conservação e acréscimos em edifícios e sítios de valor cultural. Componentes das edificações: sistemas construtivos, estruturas, instalações, equipamentos, parâmetros de segurança, acessibilidade e conforto ambiental. Organização espacial: fluxos, usos e serviços. Normatização vigente.


II FÓRUM NACIONAL DE MUSEUS

O II Fórum Nacional de Museus já está agendado para agosto de 2006, em Ouro Preto, Minas Gerais. O Fórum de 2006 visa dar continuidade às discussões sobre a Política Nacional de Museus, e mostrar os resultados da implantação do Sistema Brasileiro de Museus e da formação de sistemas estaduais de museus no país. O evento é uma realização do Departamento de Museus e Centros Culturais do Iphan/MinC, e faz parte das ações previstas na Política Nacional de Museus. Durante o II Fórum Nacional de Museus será realizado o Encontro Iberoamenricano de Museus, que visa discutir a criação de uma rede de museus iberoamericana e ações de parceria entre os museus da região.


DEMU COORDENA IMPLANTAÇÃO DO MUSEU DA CIDADE - RJ

O Departamento de Museus e Centros Culturais DEMU/Iphan irá coordenar a implantação do Museu da Cidade do Rio de Janeiro, que terá como sede o prédio Solar Visconde do Rio Seco. A criação do Museu é fruto de uma parceria entre o DEMU, o Programa Monumenta do Ministério da Cultura e a Prefeitura do Rio de Janeiro. O DEMU ficará responsável por elaborar a proposta museológica do Museu, que terá no acervo peças históricas e contemporâneas referentes à cidade.


DEMU RECEBE MATERIAL DE PESQUISA SOBRE MUSEUS E PÚBLICO JOVEM

O ano de 2006 será dedicado ao tema “Museus e público jovem”. Desta forma, o Departamento de Museus e Centros Culturais quer organizar um dossiê contendo informações sobre livros, artigos e revistas publicadas, pesquisas, já realizadas ou em andamento, que tratem desse tema. Assim solicitamos a colaboração dos leitores para que enviem o material para o e-mail: ct.demu@iphan.gov.br ou para o endereço: Departamento de Museus e Centros Culturais/Iphan – Palácio Gustavo Capanema - Rua da Imprensa, 16, sala 910 CEP 20030-120 – Rio de Janeiro/RJ.

CURSOS E OFICINAS DE CAPACITAÇÃO/2005
Conforme previsto no eixo de Formação e Capacitação de Recursos Humanos, uma das diretrizes da Política Nacional de Museus é fomento à ampliação da oferta de cursos e oficinas nas diversas áreas de atuação dos museus. Em função disso, abaixo segue a divulgação de cursos e oficinas de interesse da área museológica, vários deles oferecidos com o apoio do Departamento de Museus e Centros Culturais/Iphan:
RIO GRANDE DO SUL
Oficina"Conservação Preventiva em Museus - Noções Básicas"
Ministrante: Especialista Naida Vieira Corrêa
Data: 5 e 6 de outubro de 2005
Local: Biblioteca Pública Doutor Guilherme Schultz Filho
Endereço: Av. Pátria 147 – Centro - Carazinho RS
Oficina de "Ação Educativa em Museus"
Ministrante: Ms. Alice Bemvenuti
Data: 19 de outubro de 2005
Local: Museu Militar do CMS
Endereço: Rua dos Andradas, 630 Centro - Porto Alegre RS
Informações: (51) 3286 2037 - SEM/RS

Oficina "Museu, Biblioteca e Livro: Oficina de Projetos"
Ministrante: Cícero Almeida, técnico do DEMU/Iphan e professor da Unirio
Data: 25 de outubro de 2005
Local: Univates - Centro Universitário
Endereço: Rua Avelino Talini, 171 – Bairro Universitário - Lajeado/RS
Informações:
propex@univates.br

GOIÁS
Oficina "Organização de Coleções Arqueológicas" Ministrante: Profa. Margareth Souza
Data: 24 a 27 de outubro
Local: Museu Municipal Ângelo Rosa de Moura - Porangatu/GO
Informações: (62) 3362-5004 com Joana

TOCANTINS
Oficina "Elaboração e Fomento a Projetos para Museus"
Ministrante: Vinícius Barcelos, técnico do Departamento de Museus e Centros Culturais/Iphan
Data: 3 e 4 de outubro
Oficina "Elaboração de Plano Museológico"
Ministrante: Cícero Almeida, técnico do DEMU/Iphan e professor da Unirio
Data: 5 a 7 de outubro
Local: Memorial Coluna Prestes, em Palmas/TO
Informações: (63) 3218.3312 ou
patrimonio@cultura.to.gov.br

SERGIPE
Oficina de Montagem de Exposições
Ministrante: Anaildo Baraçal, museológico do Museu Nacional de Belas Artes
Data: 24 a 27 de outubro
Local: Museu do Homem Sergipano, em Aracaju/SE
Informações: (79) 3211-5798

MINAS GERAIS
Oficina "Implantação do Sistema Local de Museus"Ministrante: Simone Flores, diretora do Sistema Estadual de Museus do Rio Grande do SulData: 13 e 14 de outubro
Oficina "Elaboração de Plano Museológico"
Ministrante: Cícero Almeida, técnico do DEMU/Iphan e professor da Unirio
Data: 17 e 18 de outubroLocal: Ouro Preto/MG
Informações: (31) 3559-3119 ou
museu@ufop.br

Oficina "Treinamento de Apoio Administrativo de Museus"
Ministrante: Telma Lasmar, presidente do COFEM
Data: 7 a 11 de novembro
Local: Casa de Cultura de Paracatu
Informações: (38) 3671.4797 ou casadecultura@
uol.com.br
BAHIA
Programa Merenda Acadêmica
Série de palestras, tendo como mediadores mestres e doutores da área da Museologia, com recortes específicos nas áreas de História, Ciências Sociais, Antropologia, Artes Visuais e Educação. Informações: Tel.: (71)3321-0133 ramal 24.

Tema: "Retratos baianos: memória e valor de culto na Primeira República"
Palestrante: Museólogo Afrânio Simões
Data: 6/10
Local: Memorial da Câmara Municipal de Salvador

Temas: "Processo de patrimonialização dos parques urbanos" e "Pencas e Balangandãs"
Palestrantes: Prof. Doutoranda Sidélia Teixeira e Museóloga Simone Trindade
Data: 20/10
Local: Museu Geológico da Bahia

Tema: Apresentação do Projeto de Mestrado em Museologia da UFBA
Palestrantes: Prof. Dra. Joseania Freitas e Prof. Dra. Suely Ceravolo - Departamento de Museologia da UFBA
Data: A definir
Local: Museu Eugênio Teixeira Leal

FÓRUNS E SEMINÁRIOS SOBRE MUSEUS
Como previsto na Política Nacional de Museus, o Departamento de Museus e Centros Culturais/Iphan está realizando, junto aos estados, os Fóruns Regionais de Museus, com a finalidade de discutir a implementação de sistemas locais de museus e a participação dos estados e municípios no Sistema Brasileiro de Museus, bem como demais assuntos de interesse do campo de atuação da museologia. Abaixo, segue a programação dos próximos fóruns e seminários:

RIO DE JANEIRO
III Seminário de Museologia, História e Documentação
6 a 8 de outubro
Local: UNIBENNETT - Rua Marquês de Abrantes, 55 - Flamengo - Rio de Janeiro/RJ
Informações e Inscrições: (21) 2557-1001 Ramal: 180 ou dg@bennett.br

SÃO PAULO
Encontros Museológicos
3 a 7 de outubro
Local: Pinacoteca do Estado de São PauloRealização: Curso de Especialização em Museologia do MAE/USP
Informações:
encontrosmuseologicos@yahoo.com.br ou (11) 3091.2903 / 3091.5096

Seminário "Arquitetura em Museus - Perspectivas Contemporâneas"
25 a 29 de outubro
Local: Cultural Banco do Brasil de São Paulo
Informações e inscrições: www.expomus.com.br

BAHIA
Fórum Estadual de Museus
17 e 18 de outubro
Local: Biblioteca Pública do Estado da Bahia, Rua General Labatut, 27 - Barris - Salvador/BA
Informações e inscrições: (71) 3117-6443/6444 ou
forumdemuseus@ipac.ba.gov.br.

Seminários do Interior
Objetivo: Apresentar os resultados do projeto de perfil dos museus da Bahia e divulgar informações sobre elaboração de projetos e captação de recuros.
30/09 e 1°/10: Vitória da Conquista e Ilhéus
28 e 29/10: Lençóis e Cachoeira
Informações: (71) 3321-0133 ramal 24

RIO GRANDE DO NORTE
1° Fórum do Museu Potiguar
20 e 21 de outubro
Local: Palácio da Cultura - Natal/RN
Informações: (84) 3232.9724

DISTRITO FEDERAL
1° Fórum de Museus do Distrito Federal
16 a 18 de novembro
Local: Sala Alberto Nepomuceno - Teatro Nacional
Informações: (61) 3325.6222 ou
depha@sc.df.gov.br

MINAS GERAIS
Encontros Regionais de Museus
Durante os encontros serão abordados os seguintes temas: a) implantação do Sistema Estadual de Museus; b) construção de projetos culturais para fomento; c) ação educativa em museus; d) construção de projeto museológico; e) conservação e restauro de acervo museológico; e f) gestão de acervo museológico.
14 a 16 de outubro - Paracatu
21 a 23 de outubro - Governador Valadares
28 a 30 de outubro - Uberaba
18 a 20 de novembro - Guaxupé
9 a 11 de dezembro - Juiz de Fora
14 a 16 de dezembro - Betim
Informações: (31) 3269.1168 ou
sum.ddm@cultura.mg.gov.br


CURSO TÉCNICO DE MUSEUS

Está funcionando, na Escola Técnica Estadual Paula Souza, em São Paulo, o primeiro Curso Técnico de Museus do estado. A duração do curso é de um ano e meio. Este primeiro curso piloto está destinado somente aos funcionários das instituições museológicas vinculadas à Secretaria de Estado da Cultura. A partir de 2006, o curso terá o mesmo procedimento dos demais cursos da E.T.E.Paula Souza, com vestibular. Informações: djobst@sp.gov.br.


ÚLTIMA CHAMADA PARA O “PRÊMIO INTERNACIONAL UNIÃO LATINA JOVEM ARTISTA PLÁSTICO”

O prazo final para envio de portfólio para a 2ª edição do “Prêmio Internacional União Latina Jovem Artista Plástico” é dia 10 de outubro de 2005. Os vencedores receberão passagens de ida e de volta e bolsa de permanência e residência com ateliê, pelo período de três meses, em 2006, nas seguintes instituições: Ar.Co – Centro de Arte e Comunicação Visual (Lisboa), Casa de Velázquez (Madri) e Academia de España (Roma). Informações e regulamento: e-mail
mailto:uniaolatina@openlink.com.br ou na página http://dcc.unilat.org/DCC/ArtsPlastiques/Concours/JeuneCreation/indexPt.asp.


SEMINÁRIO “O UNIVERSO DA FRANÇA ANTÁRTICA”

De 3 a 6 de outubro acontece o seminário “O Universo da França Antártica”, no Museu Histórico Nacional, Rio de Janeiro. O evento tem como objetivo promover a discussão sobre o contexto, os personagens e as conseqüências da chegada de franceses à Baia da Guanabara há 450 anos, acontecimento histórico que desencadeou uma série de eventos importantes na história do Brasil. Inscrições e informações: (21) 25509220/ 25509242 ou pelo e-mail:
mhn02@visualnet.com.br.


SEMANA DA CRIANÇA NO MUSEU HISTÓRICO DE ARAXÁ

Em comemoração ao Dia das Crianças, o Museu Histórico de Araxá estará oferecendo, de 10 a 14 de outubro, uma visita direcionada ao público infantil. Haverá apresentação de um teatro de fantoches sobre a vida de Dona Beja e de personagem histórico da cidade. Além disso, não faltarão palhaços, pipoca, algodão doce e muita história para divertir as crianças. Mais informações: (34) 3691-7097.


EXPOSIÇÃO "BRINCANDO DE CASINHA COM INAH"

O Museu Paulista da Universidade de São Paulo (Museu do Ipiranga) inaugura, na próxima segunda-feira, dia 3 de outubro, a exposição "Brincando de Casinha com Inah". A mostra é resultado da doação da senhora Inah Meirelles Faria Guimarães, cuja coleção compõe-se de bonecas e brinquedos usados em sua casa em São Paulo, e na Casinha especialmente construída para suas brincadeiras, na cidade de Araras, interior de São Paulo, no final dos anos de 1930. Mais informações: (11) 6165-8000.


A ARTE CATALÃ EM EXPOSIÇÃO NO CONJUNTO CULTURAL DA CAIXA

O Conjunto Cultural da Caixa do Rio de Janeiro oferece, até 30 de outubro, a exposição itinerante “L'Art Català do Brasil”. A mostra, organizada pelo Catalonia - Centro de Cultura Catalã de São Paulo, reúne esculturas, pinturas, fotografias, peças de design e projetos arquitetônicos de 13 artistas catalães e de descendentes que vivem no Brasil. Mais informações: (21) 3826-6022.



OFICINA DE ESPONJAS MARINHAS

No período de 7 a 14 de outubro, acontece a Oficina de Esponjas Marinhas, do projeto “Oficinas de flora e fauna do Rio Grande do Sul”, desenvolvido pelo Museu de Ciências Naturais da Fundação Zoobotânica. O público alvo são professores de 7ª e 8ª série do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Mais informações: (51) 3320 2032
museam@fzb.rs.gov.br.


WORKSHOP DE FOTOGRAFIA “A LUZ E AS SOMBRAS. AS CORES"

O Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal, em Portugal, promove, nos dias 1º, 8 e 15 de outubro, o workshop de fotografia “A luz e as sombras. As cores", que será realizado no próprio museu. O fenômeno eletromagnético, a luz e a imagem, a sombra e as cores serão temas abordados. Mais informações: 265 239 365/ 265 534 029 ou
maeds@mail.telepac.pt.


RELATÓRIO DE DOIS ANOS DA POLÍTICA NACIONAL DE MUSEUS

O Ministério da Cultura, por intermédio do Departamento de Museus e Centros Culturas - DEMU/Iphan, editou o Relatório de Gestão dos dois anos da Política Nacional de Museus. O objetivo deste trabalho é apresentar os avanços ocorridos no setor museológico após a Política Nacional de Museus. Dentre os assuntos abordados estão o Sistema Brasileiro de Museus, o projeto de criação do Instituto Brasileiro de Museus, balanços e perspectivas, investimentos, ações de formação e capacitação em museologia e as parcerias realizadas.
Quem se interessar em receber o relatório pode entrar em contato com o Departamento de Museus e Centros Culturais pelo e-mail:
demu@iphan.gov.br ou pelo telefone: (61) 3414-6207. O relatório também pode ser consultado nas páginas http://www.cultura.gov.br/ ou http://www.iphan.gov.br/

MUSAS - REVISTA BRASILEIRA DE MUSEUS E MUSEOLOGIA

MUSAS - Revista Brasileira de Museus e Museologia é uma revista produzida, coordenada e organizada pelo Departamento de Museus e Centros Culturais do Iphan, que chega tem o objetivo de estimular intercâmbios e disseminar informações especializadas na área, abrindo caminhos e diálogos entre profissionais, técnicos, estudantes e pesquisadores. Os interessados podem adquirir a revista nos pontos de venda do Iphan listados na página
http://www.iphan.gov.br/ ou no Museu Histórico Nacional, Museu da República, Museu Imperial e Museus Castro Maya, no RJ, Museu Lasar Segall, em SP, e Museu da Inconfidência em Ouro Preto/MG. Mais informações (61) 3414.6101 ou pelo e-mail publicacoes@iphan.gov.br. Preço: R$ 20,00.
Quem se interessar em enviar artigos, até 31 de outubro de 2005, para compor a próxima edição de Musas, entre em contato com
ct.demu@iphan.gov.br.

Fonte: Departamento de Museus e Centros Culturais do Iphan)

Nenhum comentário: