quarta-feira, março 01, 2006

A história a um clique

Google disponibiliza na internet acervo de filmes do Arquivo Nacional dos Estados Unidos

O site de buscas Google e o National Archives dos Estados Unidos acabam de se juntar em uma iniciativa sem precedentes: permitir acesso gratuito via internet a filmes históricos, apenas com um clique do mouse.

Como programa piloto, a equipe do arquivista americano Allen Weinstein colaborou com o Google Video para compilar uma biblioteca online de 103 filmes, entre ficção, documentários e outros materiais cinematográficos até agora indisponíveis a quem não poderia ir a Washington, onde fica a sede do arquivo.

- Este é um passo importantíssimo para alcançar nosso objetivo de construir um arquivo sem muros. Pela primeira vez, o público poderá ver essa coleção de filmes raros por meio da internet, o que enfatiza a importância de prover acesso a acervos a qualquer hora e em qualquer lugar - disse Weinstein.

A diversificada coleção pode ser acessada pelo Google Video (http://video.google.com) ou no site do National Archives (www.archives.gov). Vai de documentários do governo americano sobre a 2ª Guerra a documentários da Nasa sobre a história do programa espacial. O filme mais antigo preservado no arquivo, Carmencita - Spanish dance, de 1894, anterior à primeira exibição pública de cinema, mostra uma dançarina cigana e pode ser visto pela internet.

- Seja em São Francisco seja em Bangladesh, estudantes e pesquisadores poderão ver filmes como as fitas originais de cabine da Apolo 11 e o pouso na Lua - disse Sergey Brin, co-fundador e diretor de tecnologia do Google.

O material histórico da coleção inclui documentários dos anos 30 mostrando a construção do sistema de estradas e estacionamentos nos EUA e vários filmes sobre construções de monumentos e obras gigantescas, como a represa Boulder Dam, no Colorado.

Fundado em 1943, o National Archives and Records Administration é uma autarquia federal que serve como Arquivo Nacional dos Estados Unidos. O projeto atual é parte de um esforço expansivo do Google para tornar disponível online acervos de bibliotecas públicas e privadas.

Os filmes do NA juntam-se a um número cada vez maior de títulos disponíveis no Google Video, incluindo shows de TV da CBS, entrevistas importantes e jogos de basquete da NBA. (Reuters/Hollywood Reporter) original no JB on line- Caderno B

http://jbonline.terra.com.br/jb/papel/cadernob/2006/02/28/jorcab20060228003.html

Nenhum comentário: