Ocorreu um erro neste gadget

segunda-feira, novembro 27, 2006

SISTEMA BRASILEIRO DE MUSEUS


O MINC informa o lançamento nesta quarta-feira, dia 29 de novembro, às 18h, do Portal do Sistema Brasileiro de Museus (SBM) (www.museus.gov.br).

Segundo o DEMU o Site do SBM funcionará como uma rede ampla e diversificada de parceiros, que contribuirá para a comunicação entre os museus, sistemas e redes locais, escolas, universidades e entidades que atuam no campo museológico. O Portal abrigará o Cadastro Nacional de Museus, os relatórios do Observatório de Museus, as legislações da área, informações sobre eventos e oficinas, dentre outros assuntos de interesse do setor.

Instituído pelo Decreto nº 5.264/2004, o SBM tem como objetivo melhorar a organização, gestão e desenvolvimento dos museus e dos processos museológicos do país, bem como valorizar saberes e fazeres específicos do campo museal.

Na ocasião, também será comemorado o lançamento do livro Há uma gota de sangue em cada museu, de Mário Chagas, professor, poeta, sociólogo, museólogo e coordenador técnico do Demu/Iphan.

A obra trata de questões referentes às propostas e pensamentos museológicos de Mário de Andrade, aliadas ao entendimento de que a gota de sangue é gota de humanidade e sinal de historicidade presente nos museus.

Lançado pela editora Argos, o livro pode ser adquirido no seguinte endereço eletrônico: www.unochapeco.edu.br/argos.

Fonte: DEMU - http://www.cultura.gov.br/noticias/noticias_do_minc/index.php?p=21136&more=1&c=1&pb=1

Um dos grandes acertos do Governo Lula é a gestão do MINC e em especial a criação do DEMU. O DEMU é um departamento do IPHAN e vem desenvolvendo um trabalho de dignificação dos museus nacionais.

O governador de Goiás em seu plano de governo para a cultura em Goiás, apontou como meta a criação do Sistema Estadual de Museus. O que significa um grande passo a frente na preservação do patrimônio cultural de Goiás.

Lamenta-se entretanto, permanentemente, os desmandos que assolam o Museu de Arte de Goiânia, instituição que até o advento do arbítrio era parte ativa das discussões do SBM e do Sistema Nacional de Cultura.

Nenhum comentário: