segunda-feira, novembro 27, 2006

MUSEU DE IMAGEM E DO SOM - GO

Sob a direção da jornalista e especialista em museologia Tânia Mendonça o MIS- GO apresenta um belo trabalho de conservação do acervo e de busca permanente de parcerias. Estão de parabéns!
E vejam o que andam urdindo por lá:
Maestro Anselmo Guerra analisa o Acervo Fonográfico do MIS/Agepel e defende parcerias entre o Museu e as instituições de ensino.
As coleções de discos do Acervo Fonográfico do MIS/Agepel poderão ser objetos de estudo e produção musical de compositores e estudantes a partir de 2007. As parceiras entre as instituições de ensino e o Museu da Imagem e do Som de Goiás são temas da terceira parte do documentário que vai ser exibido neste sábado, 25, pela TV Brasil Central, às 12:45 horas e no domingo, 26, pela TV Serra Dourada às 10:00 horas.
O documentário apresenta a análise do maestro Anselmo Guerra, mestre em composição e regência e coordenador de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal de Goiás e faz parte da série de vídeos sobre o Projeto de preservação e disponibilização do Acervo Fonográfico que está sendo executado pelo Museu com o patrocínio da Petrobrás, através da Lei Rouanet do Ministério da Cultura. Na semana passada, a análise do acervo foi feita pela musicista Maria Augusta Callado. Além dos dois especialistas, compositores goianos, estudantes de música e representantes da comunidade integrarão os roteiros dos próximos documentários da série prevista para ser exibida até fevereiro de 2007 na programação cultural de sábado da TV Brasil Central e aos domingos na TV Serra Dourada, no programa Trilhas do Brasil.
A primeira etapa do Projeto de preservação do Acervo Fonográfico foi realizada de abril a agosto deste ano com a compra de equipamentos de informática, mobiliário, conjunto de estantes para guarda de 50 mil registros e embalagens para acondicionamento. O Projeto possibilitou também a instalação de laboratório, a montagem da reserva técnica e a contratação de especialistas para as ações de higienização e de catalogação informatizada. A terceira etapa, prevista para terminar em fevereiro de 2007, prevê a conclusão do Banco de Dados e a sua disponibilização para pesquisadores e usuários.

O Projeto do Museu da Imagem e do Som de Goiás foi aprovado pelo Programa Petrobras Cultural, seleção 2005 com recurso total de R$ 298 mil. O MIS foi uma das únicas instituições goianas selecionadas, de um total de mais de três mil inscritos de todo o País. O trabalho de musealização do Acervo é coordenado pela especialista em Museologia e diretora do MIS, Tânia Mendonça e executado pelos profissionais em conservação e catalogação de acervos, Vitória Bandeira, Keith Tito e Guilherme Talarico.

O Acervo Fonográfico
O Acervo Fonográfico do MIS é um dos únicos locais de guarda de depoimentos sonoros e de títulos musicais do Estado de Goiás, contendo um total aproximado de 34 mil registros. Começou a ser constituído em 1988 - data da criação do Museu –, através da doação de discos e de fitas cassete e da produção de depoimentos históricos de pioneiros, artistas, escritores, além de personalidades da história política de Goiás. No ano passado, o Museu recebeu toda a coleção de discos da Rádio Brasil Central, num total de 29 mil registros, das mais variadas temáticas musicais brasileiras e estrangeiras. O acervo encontrava-se em condições precárias de acondicionamento e de catalogação.

Além do apoio da Petrobrás, o Museu da Imagem e do Som foi beneficiado este ano com outros patrocínios significativos: da Fundação Vitae, para a revitalização de seis álbuns das coleções do Acervo Fotográfico (o projeto de preservação e restauração começou em 2005 e terminou em janeiro deste ano). Outro patrocínio foi do Departamento de Museus do Iphan/Minc que permitiu a compra de aparelhos de climatização e de monitoramento ambiental.
Fonte: Tânia Mendonça - Diretora do MIS

Um comentário:

Anônimo disse...

Gostaria de saber como doar fitas e rolos de filmes antigos.
Se há interesse.
Favor msg para edviggiano_2000@hotmail.com