quarta-feira, janeiro 02, 2008

ZARABATANA NA CAPTURA DE GATOS?



No primeiro dia útil do ano, a AMMA – Agencia Municipal de Meio Ambiente e o Zoológico de Goiânia organizaram uma operação de guerra na selva para capturar os gatos do Bosque dos Buritis.

Desde o dia 28 de dezembro, fantasiada de Rambo, a bióloga da AMMA tenta com ajuda da PM, Batalhão Florestal e o Zoológico capturar cerca de 50 gatos. Por sua vez, indiferentes, os felinos passeiam pelo bosque, sem se importarem muito com as guloseimas que colocam nas gaiolas. Bem alimentados, e em bom estado de saúde, pouco se interessam pelo que lhes oferecido.

Diante da indiferença felina, a “bióloga” da AMMA proibiu a alimentação dos gatos, pois os mesmos estavam “cevados” e isso está atrapalhando. Claro, animais com fome realmente tornam-se predadores. É natural.


Diante do quadro, gatos zombando da cara da habilidosa e bem formada Rambo do Cerrado, algo inusitado está acontecendo: estão usando ZARABATANA para ABATER os animais. Tal procedimento “técnico” está sendo efetuado pelo Zoológico de Goiânia.

E essa operação de guerra na selva não conta com o apoio do CCZ- Goiânia, ÚNICO órgão habilitado para captura de animais abandonados.

E enquanto isso, o MP aqui especificamente falando da 15ª Promotoria, silencia, e como o general do Exercito Brasileiro, na Operação Condor, que apenas capturou e entregou, apenas RECOMENDOU a retirada dos animais. A forma e os meios, e o destino final desses animais, inocentemente, não são problemas da PROMOTORA.

Sinceramente, será que vale a pena continuar a protestar? Capturar GATOS com ZARABATANA já demonstra a qualificação tanto da “bióloga”, quanto do Zoológico de Goiânia. Ou será que estamos falando de TIGRES, LEÕES, ONÇAS? Antes quando acusaram os gatos de “limpar “ o Bosque dos Buritis das carcaças dos macacos, teoricamente, vítimas da febre amarela, eu imaginei, sem entender muito de gatos, que estivessem falando de HIENAS E URUBUS.


Mas ZARABATANA? Tenha paciência, definitivamente, só mesmo ambientalista de província mesmo!

Mais um dia na saga para salvar a pele dos Gatos do Bosque e até agora NADA de projeto de educação ambiental e de posse responsável, RECOMENDAÇÃO do MP.


Absurdo e configura MAUS TRATOS privar os GATOS de alimentação e mais ainda, é evidente que com o uso de ZARABATANA, cuja a ponta contem anestésico, os animais poderão sofrer um choque vindo a ter morte súbita. E esse é o motivo pelo qual o CCZ utiliza GAIOLAS. Privar de alimentação e capturar de forma inadequada está tipificado na LEI COMO CRIME.

É isso que o MP- GO pretende? Maltratar os animais? Que sejam mortos com ZARABATANAS? Por que transmitir FEBRE AMARELA qualquer criança de colo sabe que os GATOS não transmitem, assim como também não comem carcaça de animais mortos. A menos que estejamos falando de outro tipo de felino!

Absurdo!!!

5 comentários:

Unknown disse...

Ridicula a atitude da prefeitura contra os gatos.
Cade o povo de Goiania que não estão vendo isso ?? Olhem como seu dinheiro é usado ??
Gatos não são ladrões, estupradores, assassinos e muito menos politicos corruptos. Então porque esse sofrimento todo.
Sr. prefeito pq não capturar os gatos e castra-los e devolve-los ao local ?? E colocar policiamento para que não sejam jogados novos gatos.
E adotar uma politica de castração em massa para todos os animais como controle populacional e controle de zoonoses.
Sabia que no estado de SP já é proibidade a carrocinha ?? Sabia que a OMS preconiza a castração como método de controle de zoonoses ??

Sabia que é crime matar animais, LEI 9.606 art.32.

Porque não vão se reciclar e aprender um pouco antes de fazerem esses atos absurdos e ridiculos.

Deixo aqui tbm um alerta para a população. Nas próximas eleições sejam mais conscientes em quem iram votar.
Obrigada.

Stella disse...

Estou acompanhando o blog desde o dia que saiu a materia no jornal.
Fiquei muito nervosa, passei meu aniversario, dia 28/12 ligando e mandando e-mails pra meios de comunicação nacional pra ver se alguem se dá conta da barbaridade que estão fazendo.
Só que esta ja foi demais!!!
Passaram dos limites! Como essa biologa se formou? em que faculdade???
Isso é uma vergonha!
Estou super envergonhada com a cidade, com o prefeito, com a quantidade de gente ignorante e irracional que existe aqui.
Não sei como fazer para ajudar, por mim pegava todos os gatos, mas aqui em casa ja tem 10..E também isso não ia adiantar nada.
Mas continuarei ligando e mandando e-mails, alguem tem q responder.
Mas se souberem de uma forma mais eficaz que eu possa ajudar, contem comigo!

Anônimo disse...

Zarabatana é uma piada... hj com a existencia de diversos tipos de disparadores de projetil, só no centro-oeste mesmo pra se dar uma de indio e usar essas coisas primitivas.
Não da pra saber exatamente pq os gatos devam ser retirados do local, mas se tem que tirar, poderia utilizar marcadores (armas) de ar comprimido disponiveis em qualquer stand de paintball.
Atordoadores eletricos, dos mesmos usados em ações anti-motim, com a devida regulagem, poderia ser utilizados da mesma forma.
Além de metodos primitivos, soberba-se a ignorancia no goias... se o problema for o exceso de população de gatos, a zoonose poderia liberar alguns cachorros, ou outro predador, para fazer um controle natural da população, uma atitude ecologica, moderna e que desgasta muito menos a imagem da cidade e o gasto do dinheiro publico e de aparato policial para algo tao irrelevante.
Convenhamos, Zarabatanas é o apice do cúmulo do absurdo!
Saudações

Ana Lage disse...

É inaceitável algo assim!!!! O negócio é o povo ir colocar a cara lah na frente e lutar pelos pobres gatos que nada tem com isso!!!!

Depois daquelas declarações do "jornalista" Nilson Gomes, eu achei que a repercussão iria impedir o caso... já vi que tava completamente enganada.....

Vou divulgar seu texto lá no meu blog tv, ok?

abs
Ana

Jaqueline Andrade disse...

Exagerou né meu amigo...
Estou super envergonhada com a cidade, com o prefeito, com a quantidade de gente ignorante e irracional que existe aqui.

Exagerou né meu amigo...
Quem quer vai lá e faz , não critica quem não faz.
Acho absurdo sim o que fazem , mas isso não me dá o direito de falar tão mal assim de uma cidade como Gyn.
Encontrar soluções e parceria seria ótimo da sua ou nossa parte.